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Peças sobressalentes: faça uma boa gestão e economize!
Economize custos com nossas dicas para gestão de peças sobressalentes

Economize custos com nossas dicas para gestão de peças sobressalentes

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As peças sobressalentes, ou spare parts, são indispensáveis em qualquer indústria. Uma boa gestão é responsável por facilitar e otimizar o tempo na troca de peças quebradas, danificadas ou desgastadas devido à ação do tempo ou esforços de operação.

Por esse motivo, é muito importante garantir não só um estoque completo, como uma boa gestão desses itens. A administração ativa das spare parts assegura que, no caso de qualquer imprevisto, sua empresa tenha peças na quantidade ideal e no momento certo. Assim, evita-se gastos ou perdas na produção.

Estoque de peças sobressalentes

Todo equipamento possui uma lista de peças sobressalentes, com itens que não podem faltar no seu estoque. Quem não possui spare parts, está fadado à diminuição na produção, redução da qualidade dos produtos, perda de lucros, gastos e tempo de entrega elevados com a reposição emergencial.

Para evitar qualquer problema é preciso ter um estoque preparado, além de garantir a boa gestão do inventário. Assim a sua empresa economiza custos de estoque e com uma manutenção mais assertiva.

Benefícios de uma boa gestão de peças sobressalentes

A boa gestão de spare parts traz inúmeros benefícios ao seu negócio. Imagine que um equipamento muito importante quebrou. Se você não possui a peça de reposição, o tempo de inatividade vai afetar a eficiência do processo, desajustar o cronograma e suas metas.

No entanto, se a peça está disponível no estoque, fica mais fácil trocar o item com rapidez. Dessa maneira, evita-se que a produção fique parada por horas ou dias. Todas as metas serão atingidas, os pedidos serão entregues no prazo estipulado e com menores custos para a organização, já que a compra de itens emergenciais costuma ser muito mais cara.

A correta gestão do estoque é uma maneira de controlar riscos, melhorar a produtividade e, em consequência, manter ou até melhorar os lucros da sua empresa.

5 dicas essenciais para uma boa gestão de peças sobressalentes

1. Organize o estoque

O primeiro passo para manter a organização e não perder tempo na gestão de peças de reposição é organizar o estoque. Verifique:

  • o que você já tem;
  • o que você precisa;
  • onde está cada peça;
  • os manuais dos equipamentos e as recomendação dos fabricantes.

Assim fica mais fácil manter o inventário atualizado e se desfazer de peças defeituosas, fora do prazo de validade ou danificadas, por exemplo.

2. Classifique as peças de acordo com a criticidade

A criticidade diz respeito aos itens mais importantes para a sua indústria. Nesse sentido, os fatores que você deve avaliar são:

  • criticidade do equipamento ou processo;
  • peças substituídas com maior frequência;
  • possibilidade da máquina quebrar;
  • dificuldade em encontrar as peças de reposição;
  • tempo de entrega.

A partir dessa análise, o estoque se torna muito mais seguro, eficiente e com o menor custo aplicado. Ao mesmo tempo, evita-se excessos ou peças desnecessárias.

3. Utilize um software de controle de estoque

Para realizar um controle realmente eficaz, utilize um software para realizar o acompanhamento contínuo do estoque, bem como a condição dos componentes e do maquinário.

No sistema, e no próprio estoque, organize as spare parts em locais seguros, com códigos de barras, descrições padronizadas, dados da ordem de compra, níveis mínimos e máximos de estocagem.

Também é importante ter designado:

  • número de itens disponíveis;
  • custo unitário;
  • itens obsoletos;
  • estoque excedente;
  • quantidade de investimento em peças de reposição críticas.

4. Faça um inventário cíclico

O acompanhamento contínuo do estoque é essencial. Para tanto, faça um inventário cíclico, em datas pré-definidas. Essa é uma maneira prática de avaliar a integridade das peças, identificar o que há em excesso e assegurar que você tenha tudo o que precisa no estoque para qualquer eventualidade.

5. Crie um plano de ação

Por fim, crie um plano de ação com metas de acordo com o manual do fabricante de cada equipamento. Dessa forma é possível acompanhar o ritmo da empresa, assegurar que todos os objetivos sejam alcançados no período certo e, se necessário, reorganizar processos.

Soluções SSE para spare parts WAUKESHA®

A SSE sabe que uma gestão de estoque de peças sobressalentes é importante para melhorar a performance da empresa, com valores competitivos. Mas, além disso, sua empresa precisa de peças de qualidade. Por isso, na SSE você encontra as melhores soluções prontas para uso, capazes de otimizar a sua produção.

A SSE possui uma completa gama de produtos para atualização e manutenção dos motores à gás WAUKESHA®, contemplando todas as linhas de peças sobressalentes para os sistemas de arrefecimento, ignição, alimentação, exaustão, e afins. Atuando como Authorized Channel Partner na América Latina, nosso portfólio abrange:

  • Bobinas e velas de Ignição
  • Vedações, gaxetas, juntas e conectores
  • Reguladores, transdutores e Controladores
  • Termopares e termostatos
  • Kits de Revisão
  • Ferramentas Especiais

Temos uma rede global de suporte com equipes certificadas pelo OEM (original equipment manufacturer, ou, fabricante do equipamento original), além de oferecermos um guia completo de aplicação para equipar os motores a gás WAUKESHA®. 

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