A internet industrial (do inglês, Industrial Internet of Things – IIoT) ainda é um termo pouco disseminado e utilizado no Brasil. Ela faz parte da indústria 4.0, um movimento focado na digitalização das atividades industriais através da automação de dados, inteligência artificial e interconectividade.
Com a IIoT, é possível interconectar dispositivos por meio da internet, de modo a melhorar a produtividade e reduzir custos.
Apesar dos benefícios destacados, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) mostrou que apenas 29% das 84 empresas entrevistadas conheciam o tema. Além disso, 65% delas não possuíam programas do tipo em seu acervo.
O crescimento contínuo da área tecnológica na indústria mostra que a digitalização não pode ser deixada de lado. Por isso, para não ficar para trás e se destacar da concorrência, vamos mostrar como a internet industrial das coisas pode trazer vantagens para suas aplicações.
Definição de internet industrial
A internet industrial integra a internet das coisas (IoT). Em suma, esse tipo de tecnologia é responsável por automatizar processos e tornar maquinários cada vez mais autônomos.
Com a IIoT, todas as máquinas, equipamentos e softwares funcionam interconectados por meio da internet. Essa característica faz com que o processo de manufatura seja mais seguro, eficaz e produtivo.
Da produção à logística, é possível acompanhar dados em tempo real sobre o funcionamento das máquinas e o andamento do trabalho. Isso porque esses dispositivos possuem sensores dedicados em diversas etapas dos processos.
Então, como o maquinário é inteligente, consegue identificar problemas e enviar informações aos usuários conectados, como a gestão e o setor de manutenção.
Mas para funcionar com eficiência, é preciso investir em tecnologias da informação, como big data, cloud computing e automação industrial.
Qual é a diferença entre IoT e IIoT?
A internet industrial (IIoT) é uma subcategoria da internet das coisas (IoT). Ambas fazem parte da indústria 4.0, por isso tem o mesmo objetivo. Contudo, há uma pequena diferença quanto à aplicação.
A IIoT é utilizada em ambientes industriais, com seus respectivos protocolos de comunicação, enquanto a IoT pode ser usada por diversos setores e usuários, como órgãos públicos e assistências médicas.
Qual é o foco da internet industrial?
O principal objetivo da IIoT é melhorar a produtividade da empresa através da comunicação entre as máquinas, proporcionando redução de custos operacionais.
Devido à inteligência aplicada, elas são responsáveis por tomar suas próprias decisões, com base no histórico de operações. Por isso, conseguem prever falhas, além de dispensar a intervenção humana, detalhe que garante a segurança dos colaboradores.
Algumas das funções que a IIoT aplica ao maquinário são:
- enviar e receber os estados operacionais em tempo real;
- informar falhas;
- informar possíveis deteriorações das peças;
- aplicação atual.
Dessa maneira, é muito mais simples identificar e corrigir erros futuros, para não interromper a produção e manter os prazos em dia. Em consequência, a internet industrial torna a tomada de decisões mais assertiva.
5 benefícios da internet industrial das coisas
A tomada de decisões convenientes está diretamente relacionada à eficiência de uma empresa. Contudo, essa não é a única vantagem da IIoT.
1. Aumento da eficiência
A IIoT melhora o desempenho global da organização. Por isso, eleva a produtividade da indústria em 30%.
2. Melhora na segurança
Ao prever falhas, os próprios equipamentos garantem a segurança do trabalhador. Assim, todo mundo se sente mais seguro – mais um bônus para a produtividade.
3. Garantia de manutenções preditivas
A manutenção preditiva está relacionada à economia de custos, pois não vai ser preciso interromper a produção ou comprar peças de reposição de última hora por preços elevados.
4. Eficiência energética
A IIoT também pode ser usada no gerenciamento da energia da planta industrial. Isso significa que ela identifica locais nos quais é possível reduzir o uso de energia elétrica, trazendo economia sem afetar o rendimento do trabalho.
5. Melhora na competitividade
Com a produtividade em alta, redução de custos e segurança dos funcionários, a empresa se destaca entre a concorrência, o que melhora sua competitividade no mercado. Isso sem contar a oportunidade de novos negócios e fluxos de receita.
Como implementar a IIoT em indústrias e empresas
A mesma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), citada no início do artigo, também mostrou que alguns dos desafios enfrentados por quem quer aplicar a IIoT na indústria são a falta de fornecedores e de mão de obra especializada.
Mas não se preocupe, fazer a transição da sua empresa para a indústria 4.0 não será um problema com a SSE!
Já auxiliamos diversas indústrias, como é o caso do projeto Zubair 1. Nele, nossos profissionais atuaram na implementação de ações corretivas para melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho do cliente.
As soluções da SSE são desenvolvidas a partir das tecnologias mais recentes, para interconectar e digitalizar equipamentos de produção. Assim, é possível otimizar o desempenho geral da planta e reduzir custos operacionais.
A hora de mudar é agora: conheça os serviços e soluções para internet industrial da SSE e conquiste os melhores resultados!