
Início → CONTROLE DE COMPRESSOR CENTRÍFUGO
DESCRIÇÃO DO PROJETO
A usina consiste em três tipos diferentes de compressores acionados por motores elétricos instalados em diferentes processos de liquefação de gás natural: 6 compressores chamados V6 (compressor centrífugo Nuovo Pignone 3BCL525), 2 compressores chamados V2 (compressores centrífugos Nuovo Pignone 3BCL606), 2 compressores chamados GB2 (compressores centrífugos Nuovo Pignone BCL503).
Motores elétricos operam em velocidade de rotação fixa. O sistema Vorecon é instalado entre o motor elétrico e o compressor para permitir o controle da velocidade do compressor, alterando o torque do motor elétrico.
A planta de liquefação explora os conceitos do ciclo de resfriamento, como mostra a figura a seguir:
O gás propano é usado como gás refrigerante no processo.
Todos os processos de liquefação são semelhantes e são realizados usando dois compressores do mesmo tipo.
A figura a seguir mostra um layout simplificado da estação:
Esse processo possui um procedimento de start-up específico, porque os motores e compressores elétricos são projetados para operar nas condições de trabalho do processo: o gás propano na sucção dos compressores deve estar próximo da pressão de vácuo e a temperatura deve ser de 10°C no máximo. Verdadeiramente, quando a planta inicia pela primeira vez, as condições do gás propano devem ser muito diferentes das condições do projeto: a temperatura do propano deve estar próxima da temperatura ambiente e a pressão do propano depende da quantidade de propano usado para pressurizar o ciclo. Isso significa que, quando o compressor inicia, pode ocorrer um disparo de sobrecarga do motor elétrico.
Para evitar isso, algumas funções dedicadas são desenvolvidas no sistema de controle:
A SSE forneceu os painéis de controle da unidade (um por compressor) e o técnico da SSE operou durante as atividades de comissionamento, fornecendo também assistência técnica durante todas as fases críticas de inicialização do ciclo.
Em cada painel, o PLC SIEMENS 400H na configuração de redundância “hot-stand-by” está instalado. Cada painel é composto por um sistema de supervisão SIEMENS WinCC SCADA instalado no computador no painel frontal.
Para isso, o sistema de controle gerencia todos os auxiliares e a máquina, válvulas através de sequências automáticas ou manuais. Ele também gerencia o permissivo para iniciar e o compressor desarma.
Portanto o gerenciamento de válvulas na modalidade automática permite que o sistema realize a pressurização do compressor antes que o compressor inicie, sem a intervenção do operador.
PRODUÇÃO | Painel de controle de 10 unidades (6 para compressor tipo V6, 2 para compressor tipo V2 |
CONTROLADOR | PLC Siemens 400H |
SUPERVISÓRIO | Sistema Siemens WinCC SCADA |
SUMÁRIO
A SSE opera no campo de soluções de controle industrial e realiza o projeto, desenvolvimento de software, produção e comissionamento de Sistemas de Controle e Supervisão para as Indústrias de Óleo e Gás e Geração de Energia. A principal tarefa da SSE é fornecer e reparar sistemas de controle e supervisão para máquinas rotativas e sistemas auxiliares associados.
O controlador normalmente usado nessas aplicações é o CLP.
Seguindo a lista de CLPs geralmente usados em nossas aplicações:
De qualquer forma, em aplicações de controle de turbinas a gás, PLCs dedicados normalmente usados são:
Pelo menos uma IHM (Interface Homem Máquina) é normalmente desenvolvida para o painel de controle.
A SSE utiliza o software de supervisão SCADA (Controle de supervisão e aquisição de dados) para desenvolver a IHM. Seguindo os principais softwares de supervisão utilizados:
DESTAQUES
BENEFÍCIOS