DESCRIÇÃO DA PLANTA
O hub de gás offshore Sarawak F23 exporta gás para a planta de GNL em Bintulu Sarawak.
As instalações de processamento no complexo F23 consistem em um trem de compressão, composto por uma turbina a gás aero derivado GE LM-2500 e um compressor centrífugo Elliot 23MB3 / 2, que recebe gás natural de três cabeças de poço diferentes:
• F23 (aproximadamente 200 MMstdft3/dia » 235974 stdm3/h)
• F29 (aproximadamente 100 MMstdft3/dia » 117987 stdm3/h)
• Cili Padi (aproximadamente 200 MMstdft3/dia » 235974 stdm3/h)
O sistema de controle é baseado em Woodward Micronet e Bently Nevada 3500.
Devido a uma variação da composição do gás, o compressor O&M (Ebara) produziu um conjunto diferente de mapas de compressores válidos para as novas condições de gás.
A solicitação do Cliente foi melhorar a confiabilidade e a disponibilidade das estações de compressores para poder gerenciar a seleção de cabeças de poço.
Foi solicitado o upgrade da configuração do sistema de controle com base nos novos mapas do compressor e a supervisão no local, a fim de organizar e executar os testes de validação necessários. Como não estava disponível, a especificação do sistema de controle original teve que ser avaliada por estudos de engenharia reversa.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
A SSE definiu os novos parâmetros do sistema de controle ASV, com base no novo mapa do compressor fornecido pela Ebara. Antes de iniciar a atividade no local, a SSE forneceu uma Folha de Trabalho Antisurge, que resume os parâmetros relevantes do compressor e todas as informações necessárias para serem implementadas no sistema de controle, e uma especificação de teste dedicada, definindo os principais especialistas a serem envolvidos no teste. atividade.
As atividades do site podem ser resumidas da seguinte forma:
• Atualização de parâmetros de gás e curva de surto no sistema de controle
• Teste de surto e validação de novas curvas de surto. Durante o teste, o gás de processo o fluxo é gerenciado para trazer o ponto operativo à curva de surto teórico e verificar se nenhum fenômeno de surto ocorre. O critério de pico é baseado nas contribuições harmônicas e sub-harmônicas das medições de vibração radial.
• Ajuste do controlador antisurge
• Teste de reação do controlador antisurge em caso de alteração na seleção da cabeça do poço.
Gerenciando as válvulas de sucção da cabeça de poço, fechando uma ou mais fontes, o comportamento estável dos compressores foi verificado.
DESTAQUES
Tipo de Projeto:
Os parâmetros são atualizados para um sistema de controle integrado para turbinas a gás e trens de compressão. O novo sistema de controle deve garantir uma operação de turbocompressor muito confiável e estável.
Escopo de fornecimento:
Atividade de engenharia para otimizar o sistema de controle com base nos novos mapas de compressores fornecidos pela O&M. Coordenação da atividade no local para ajuste e teste antisurge do trem turbo compressor.
BENEFÍCIO
Maior “disponibilidade” da planta graças a paradas não planejadas reduzidas, tempo de inatividade reduzido para solução de problemas. Desempenho otimizado da planta resultante do monitoramento e controle rápidos e precisos dos parâmetros funcionais.
Rua Almeida de Morais, 86, Vila Matias
Santos/São Paulo – Brasil – CEP 11015-450